O retrô é um conceito extremamente amplo – e em constante mutação! O que é vintage hoje era febre das diferentonas há uns vinte anos. Parafraseando o saudoso Belchior, “O passado é uma roupa que não nos serve mais”, mas que faria alguém muito feliz em um brechó hipster.
O fato é que o passado exerce um estranho fascínio entre as pessoas – vide a interminável onda de remakes de filmes antigos ou as séries que se esbaldam nesse imaginário, como “Stranger things”, “Dark” ou a segunda temporada de “The umbrella academy”.
Ou seja: enquanto o futuro é terreno do incerto, o passado é a panaceia das boas memórias que não voltam mais.
Não voltam, mas podem servir de inspiração, sobretudo na decoração. E o mais legal é que o passado pode não necessariamente ser velho. Como assim? Isso mesmo. Vira e mexe, aparece uma versão repaginada de alguma referência mais antiga. Os volteios do rococó barroco, por exemplo, renasceram com materiais mais contemporâneos, como laca, texturas brilhantes ou cores metálicas, que fariam a sala onde Bach ensaiava seu órgão mais parecer um clipe da Katy Perry.
E você não precisa pular com os dois pés em uma certa estética. Um toque aqui e ali já deixa o ambiente cheio de estilo – e capaz de confundir um eventual viajante no tempo que venha a aterrissar na sua sala.
O design industrial, quase onipresente nos projetos contemporâneos, é um ótimo exemplo desses contrastes. Repara: ele sempre vem com texturas rústicas, como concreto e madeira bruta, e cor de metal oxidado, mas, ironicamente, quase nunca com pegada hi tech.
Seja qual for o período da história que te traz memórias do que ainda não viveu, com os itens certos e um pouquinho de criatividade, você transforma a casa no lugar perfeito onde você possa plantar seus amigos, seus discos, seus livros, e nada mais.
Na Liquidação Já Pro Lar Center você encontra várias opções no estilo mais retrô em oferta. Confira: